A equipe médica do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) está pedindo a presença de doadores para ajudar a repor com urgência os estoques do banco de sangue da unidade.
Segundo os profissionais de saúde, os estoques da maioria dos bancos de sangue do estado estão com baixo estoque devido à pandemia de covid19.
O Antônio Pedro é mais um grande hospital que sofre com essa diminuição de doadores e consequentemente com os estoques abaixo do necessário.
De acordo com o Cirurgião Cardíaco do HUAP, Leonardo Canale, a falta de bolsas de sangue afeta diretamente o volume de cirurgias feitas em qualquer hospital, já que, se não houver sangue disponível para o paciente operado, os médicos ficam legalmente impedidos de seguir com a cirurgia.
“Todas as cirurgias eletivas grandes e com possível sangramento vultoso necessitam, obrigatoriamente, de uma reserva de sangue. É o caso de cirurgias abdominais, cardíacas e vasculares, que, com frequência, precisam de transfusão. Mas, ninguém tem como adivinhar antes da cirurgia quem vai precisar ou não. Então, é necessário que todo paciente entre na sala de cirurgia com uma reserva de sangue para ele. Se, por algum motivo, não utilizar, volta para o estoque”
explica o médico, que também é doador de sangue há muitos anos.
De acordo com os médicos, em 2019 (último ano antes da pandemia), o HUAP realizou 4.293 cirurgias, o que representa, em média, 358 por mês. Cada uma delas precisa de uma quantidade de sangue, que depende do corpo do paciente e do tamanho da cirurgia.
Lembrando que, para doar sangue, são necessários alguns requisitos mínimos, como ter pelo menos 50 kg, entre 16 e 69 anos e estar bem de saúde. Para saber todos os impedimentos, checar com o HEMONIT. Todo tipo sanguíneo é importante.
Serviço:
Onde: HEMONIT (Rua Marques do Paraná, 303, térreo – dentro do HUAP)
Horários: de segunda a sexta, das 8h às 12h. E também segundas e quartas, das 14h às 15h30.
Como agendar: pelo telefone (21) 2629-9063 ou pelo Facebook do HEMONIT