Ícone do site Lado de Cá – Seu portal de notícias

Alerj aprova ampliação de prioridade para idosos nas agências das concessionárias de luz, água e telefone

Divulgação/Alerj

Os idosos maiores de 60 anos terão acesso irrestrito e preferencial em todas as agências de atendimento de concessionárias de serviços essenciais, como água e esgoto, luz e telefonia durante a pandemia de coronavírus. É o que determina o projeto de lei 3.049/20, de autoria da deputada Alana Passos (PSL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em regime de urgência, nesta quinta-feira (10/09). O texto segue para o governador em exercício, Cláudio Castro (PSC), que terá até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

A proposta amplia a Lei 8.965/20, que já determina o acesso preferencial de idosos nas agências bancárias e casas lotéricas. A legislação em vigor determina que os idosos sejam atendidos em até 30 minutos. Em caso de descumprimento, poderá ser aplicada ao estabelecimento multa de 20 mil UFIR-RJ, aproximadamente R$ 71 mil.

“Na pandemia, o acesso dos idosos nas agências de serviços essenciais foi restringido, mas muitos não têm facilidade com recursos tecnológico ou moram sozinhos. Não basta abrir exceção para atendimento em bancos e lotéricas, eles são os que mais precisam do atendimento presencial e, que isso seja feito com todas as medidas de segurança para prevenção do coronavírus”, defendeu Alana Passos.

Sair da versão mobile