Águas do Rio realiza obras de melhoria durante paralisação do Sistema Imunana-Laranjal

Manutenção programada da Cedae impacta abastecimento em São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Paquetá; concessionária orienta população a se preparar

Na próxima quinta-feira (31), moradores das cidades de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá (Inoã e Itaipuaçu) e da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, enfrentarão interrupções no abastecimento de água devido à manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, realizada pela Águas do Rio. A paralisação das atividades de captação de água e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal está prevista para iniciar às 4h da quinta-feira, com retomada às 4h da sexta-feira (01).

A Águas do Rio, responsável pela distribuição de água na região, aproveitará a paralisação para realizar mais de dez obras de melhoria no sistema de abastecimento do Leste Fluminense. Entre as principais intervenções estão a instalação de macromedidores de vazão e válvulas automáticas em pontos estratégicos das tubulações, que visam otimizar a eficiência do fornecimento de água. Essas ações fazem parte do Programa de Melhoria do Abastecimento da concessionária, voltado a reduzir problemas históricos de desabastecimento.

Planejamento e retomada do abastecimento

A concessionária recomenda que os moradores das áreas afetadas se preparem para o período de paralisação, reservando água em cisternas e caixas d’água para atividades essenciais e adiando tarefas que demandem grande consumo de água até a normalização do abastecimento. A previsão é de que o serviço seja restabelecido gradualmente em até 72 horas após a retomada da operação no Sistema Imunana-Laranjal, podendo levar mais tempo em regiões elevadas ou nas extremidades das redes de distribuição.

Programa de Melhoria do Abastecimento

As obras em andamento são parte de um projeto maior da Águas do Rio, que prevê a instalação de 266 válvulas inteligentes até o final do ano. Esses equipamentos permitem a segmentação das redes de distribuição em trechos menores e ajustam automaticamente o fluxo de água de acordo com a demanda de cada área, melhorando a eficiência e reduzindo interrupções no fornecimento.

Para mais informações, a Águas do Rio disponibiliza o telefone 0800 195 0 195, com atendimento gratuito por ligações e WhatsApp.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress