19.9 C
São Gonçalo
domingo, julho 21, 2024

Águas do Rio dá início à obra de esgoto que beneficiará 44 mil famílias em São Gonçalo

Nova rede coletora vai evitar o despejo diário de cerca de 7 milhões de litros de esgoto no Rio Alcântara e na Baía de Guanabara

Águas do Rio inicia obra de esgoto que beneficiará 44 mil famílias em São Gonçalo
Águas do Rio inicia obra de esgoto que beneficiará 44 mil famílias em São Gonçalo
Mais de três quilômetros de rede serão instalados (Foto: Divulgação)

Mais saúde e qualidade de vida para cerca de 44 mil famílias em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Isso é o que a Águas do Rio vai levar aos moradores do Mutondo com a obra de implantação de uma nova rede coletora de esgoto, que começou na última sexta-feira (5).

Com o sistema em funcionamento, aproximadamente 7 milhões de litros de esgoto por dia, o equivalente a três piscinas olímpicas, serão tratados para retornar à natureza dentro dos padrões de qualidade.

A nova rede, de 3,4 quilômetros, será conectada às tubulações existentes e vai encaminhar o esgoto para a Estação de Tratamento São Gonçalo, no bairro Boa Vista. Dessa forma, o sistema de esgotamento sanitário no bairro estará completo, com coleta e tratamento.



continua depois da publicidade



Hoje existem redes coletoras, porém elas não estão conectadas a uma estação de tratamento. O destino do esgoto doméstico é o Rio Alcântara, poluindo um importante patrimônio natural da região. Além de conviver diariamente com o mau cheiro e a presença de insetos e ratos, moradores e comerciantes podem correr risco de contrair doenças com a água contaminada com esgoto.

Além disso, a água no Rio Alcântara chega à Baía de Guanabara, impactando outro ecossistema relevante.

“Trata-se de uma obra importante para o município e que pretendemos concluí-la até dezembro deste ano. Os resultados vão contribuir para a saúde e a qualidade de vida de milhares de famílias, para a valorização dos imóveis da região, além de ajudar na recuperação do Rio Alcântara e da Baía de Guanabara”, ressaltou Diógenes Lyra, diretor-executivo da Águas do Rio.

Durante a obra, o trânsito e a rotina das avenidas Dr. Nilo Peçanha, na altura da Ponte Seca, e da Presidente Kennedy, próximo à Av. Dezoito do Forte, no Centro, poderão ser afetados. Além disso, a concessionária também disponibilizará um canal exclusivo para que a população acompanhe a obra e tire dúvidas (21 97199-2254).

Investimentos rumo à universalização do saneamento

Desde que assumiu os serviços de água e esgoto em 27 municípios fluminenses, a Águas do Rio vem trabalhando para transformar a vida de milhares de pessoas, promovendo o acesso a serviços essenciais. Em São Gonçalo não é diferente. Cerca de 896 mil gonçalenses foram beneficiados com a melhoria do fornecimento de água, e em torno de 96 mil passaram a ter água tratada pela primeira vez em suas torneiras.

Em relação ao esgoto, a empresa vem realizando a recuperação e modernização das estruturas existentes, como estações de tratamento de esgoto (ETEs), a substituição ou assentamento de redes e a implantação de novas unidades de bombeamento (elevatórias). Entre os principais investimento estão a ampliação e modernização da ETE São Gonçalo e a reforma das ETEs Apolo e Jardim Catarina.

Matérias Relacionadas

plugins premium WordPress