A tensão pré-menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos e psicológicos

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Quando falamos em assuntos relacionados a TPM na saúde da mulher, logo pensamos de que forma a alimentação pode influenciar na  fisiologia humana.

Sabemos que as mulheres  passam por diversos distúrbios e alterações hormonais nesse período.

Alguns estudos científicos abordam que ocorre mudanças no aumento da necessidade de consumir carboidrato e compulsão por alimentos específicos como os doces, em especial o chocolate, isso tudo devido às oscilações dos hormônios nesse período.

Por meio da nutrição, podemos modular as principais alterações que ocorrem nessa fase do ciclo menstrual.

As principais suposições dessas situações que ocorrem nesse período são as deficiências de possíveis vitaminas e minerais, tais como:

Vitamina B6: auxilia na diminuição dos sintomas da tpm.

O magnésio controla os impulsos nervosos.

A alimentação equilibrada pode ajudar a aliviar esses sintomas. É necessário avaliar cada caso, pois as recomendações nutricionais são individualizadas.

Em geral recomenda-se:

  • Reduza o consumo de açúcar, sal, cafeína, álcool e alimentos gordurosos;
  • Consuma bastante água;
  • Pratique atividade física

Lembrando que a TPM está relacionada a um desequilíbrio hormonal durante essa fase, e isso afeta o sistema nervoso.

Por isso a importância da nutrição funcional e orientação de um profissional qualificado.

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