Linha Tênue é uma série de gênero documental que irá abordar em dez episódios os principais transtornos da mente, tendo como personagens a atriz Claudia Lira, Núbia Oliver e o músico Rodrigo Santos. Estréia dia 12 de Agosto, às 23h35, no Discovery Channel.
O documentário dirigido e roteirizado por Anderson Corrêa apresenta relatos e casos clínicos abordados em cada episódio. Sempre conduzido por um médico especialista e um depoente.
De forma simples e objetiva, o telespectador vai passear pelos principais transtornos e aqueles mais silenciosos.
Linha Tênue resume-se em mostrar que através da consciência e da busca pela Saúde mental, Psíquica e Emocional, aliados à empatia e inclusão social, existe uma força maior que nos leva a resistir e superar.
A modelo Núbia Oliver fala no episódio 01 como trata a Depressão, como enfrenta o preconceito e o que faz para alertar outras pessoas sobre a necessidade de procurar ajuda e não se deixar enganar achando que a depressão só acontece com pessoas de baixa renda. Ela diz ter uma boa família, uma filha que ama, porém sofre de depressão “Não tenho depressão ocasional e, sim, um cérebro que é doente, que preciso acompanhar com médico e sem burlar os medicamentos”. Núbia alia exercício físico, meditação e busca autoconhecimento para aliviar os sintomas.
A Psicóloga Maria Zilda, Psicanalista pela UFRJ, abre o episódio explicando A tristeza é um sentimento do campo psíquico e faz com que você agregue, peça colo, chame atenção de pessoas. Faz com que esteja envolvidos com o outro. Porém, sem a tristeza , auto suficiência, sem a tristeza não tem dor! Como tudo tem seu limite, quando a tristeza adoece, ou seja, passa do ponto, aí chamamos de outro nome: Depressão” , disse a Psicóloga.
Completa,ainda no episódio 1, a Dra Alexandrina Maleiro , Psiquiatra especialista em suicídio, Dizendo que muitos artistas, empresários, profissionais saem de casa bem, comparecem aos seus trabalhos bem, fazem suas atividades e de repente em um estante cometem o suicídio. “Que ninguém sabe nem podia imaginar tamanha dor e angustia que aquele individuo estava sentindo, por isso levou –o (a) aos suicídio”.
No Episódio 03, dependência química, álcool e drogas, a história de superação do ex- baixista do Grupo Barão Vermelho, o músico Rodrigo Santos. Em seu depoimento, ele conta sua luta contra dependência química , que já o deixou de cara com a morte.
Sem fazer uso de nenhuma substancia química,álcool ou drogas, ele da palestras contando como ser um sobrevivente após o uso da cocaína por vinte anos.
A Atriz Claudia Lira está no episódio do Transtorno Alimentar. Ela revela como descobriu os traços da compulsão alimentar , aos 14 anos, quando vivia na Argentina e viu ao longo do tempo o quadro agravar com a ansiedade diante da pressão dos trabalhos realizados na TV. Busca ajuda na meditação e conseguiu ter hábitos saudáveis.
O Especialista em distúrbios e transtornos alimentares, Doutor Prof. Taki Cordas, coordenador do ambulatório de distúrbios alimentares da USP, explica que os transtornos alimentares, principalmente a anorexia e a bulimia levam o paciente para o leito da morte. E que a doença normalmente vem acompanhada de outras. Bulimia ou anorexia, por exemplo, vem com outras doenças e para isso e preciso de uma equipe multifatorial para tratar desse paciente.
No episódio 07 ‘ Transtorno de Personalidade’, o conhecido caso do menino Ives Ota, assassinado pelo motorista da família.
O casal pioneiro das lojas de 1,99 na região de São Paulo, durante os anos 90, Masataka Ota e Keiko Ota, pais de Ives, relatam no documentário como conviveram com o funcionário sem perceber nenhuma diferença no comportamento dele. (Psicopatia).
O Documentário foi gravado em 2019, no Rio de Janeiro e São Paulo, no Parque das Ruínas, Instituto de Psiquiatria Nise da Silveira e na Biblioteca da USP.