Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba identifica 600 espécies

Projeto é uma parceria da Prefeitura de Niterói com a Piper3D e já identificou 600 categorias de animais

Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba Identifica 600 Espécies
Inventário Faunístico da Enseada de Jurujuba Identifica 600 Espécies
O objetivo do inventário é criar um catálogo completo da fauna local (Foto: Duda Menegassi)

O projeto de Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba, uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Piper3D, alcançou um marco significativo ao identificar 600 espécies de animais na região. Coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o inventário visa a criação de um catálogo completo da fauna local, que servirá de base para diversos projetos ambientais e sociais destinados a melhorar a qualidade de vida da comunidade de Jurujuba.

O trabalho de campo realizado pelos biólogos da Piper3D já dobrou o número inicial de espécies registradas, passando de 300 para 600. Entre as descobertas mais notáveis está a mosca-cavalo-de-cão (Gauromydas heros), a maior mosca do mundo, conhecida por seus raros registros. Outros destaques incluem a presença de um bicho-preguiça, um cavalo-marinho, a ave migratória batuíra de bando, e a serpente Oxybelis aeneus (bicuda). No grupo de anfíbios, foram identificadas nove novas espécies, como a Adenomera marmorata (rãzinha-do-folhiço) e a Rhinella icterica (sapo-cururu). Além disso, foram registradas duas novas espécies de morcegos: Micronycteris minuta e Tonatia bidens.



continua depois da publicidade



Fase Atual e Perspectivas

Atualmente na segunda fase, o inventário evidenciou a rica diversidade de fauna na Enseada de Jurujuba e seu potencial para o desenvolvimento de projetos socioambientais com os moradores locais. Estes projetos podem abranger áreas como educação, sustentabilidade e iniciativas profissionalizantes voltadas para a conservação ambiental.

As atividades da Piper3D fazem parte do programa Enseada Limpa, integrante do Plano Estratégico ‘Niterói Que Queremos’, lançado em 2013 pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Águas de Niterói e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O projeto continuará no segundo semestre de 2024, com a expectativa de apresentar relatórios conclusivos no próximo ano.

[elementor-template id=”74539″

O Inventário da Biodiversidade Faunística da Bacia Hidrográfica Contribuinte à Enseada de Jurujuba é fundamental para entender e preservar a fauna local, além de promover a conscientização ambiental e a participação da comunidade na proteção de seu ecossistema.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress