Foto: Julio Diniz / PMSG

Uma nova turma do projeto Padaria Escola – que tem transformado a vida de centenas de pessoas da cidade – foi formada nesta terça-feira (19). Ao todo, 66 novos panificadores receberam o certificado de conclusão da sexta turma do curso de formação básica em panificação promovido pela Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Subsecretaria de Proteção Social Básica, em parceria com o Programa Nacional de Promoção ao Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), do Governo Federal.

“Trabalhamos sempre para oferecer oportunidades para os gonçalenses e o Padaria Escola tem transformado a vida de muitas pessoas”, disse o secretário de Assistência Social, Felippe Mattos.

As aulas da Padaria Escola têm a duração de três meses, com uma carga horária de 40 horas, e acontecem nas dependências do Cras de Vista Alegre. Entre os conteúdos lecionados estão aulas de massa branca, diversos tipos de pães, sonho de noiva, biscoitos diversos, além de ensinamentos sobre empreendedorismo.

“É muito gratificante poder ver tantas pessoas realizando sonhos. Muitos terminam o curso já com indicações para trabalhos ou até mesmo com serviços autônomos, vendendo biscoitos e pães. É sempre muito emocionante formar todos esses alunos”, contou o professor Cláudio Márcio da Silva Marinho durante a entrega dos certificados.

Diego Ferreira, de 19 anos, é um dos alunos que já recebeu uma oportunidade para exercer na prática todos os ensinamentos passados durante a capacitação.

“Estou muito feliz por já ter conseguido uma oportunidade em uma padaria. Só eu sei o quanto esse curso foi importante para minha vida e de toda a minha família”, disse o jovem.

Uma das formandas mais animadas era Ana Mara André, de 47 anos. Ela, que passou pelo Centro Especializado de Orientação à Mulher Zuzu Angel (CEOM) após sofrer violência doméstica, foi encaminhada pela equipe da Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres para o curso de panificação como forma de iniciar um novo capítulo de sua vida.

“Hoje me sinto um passarinho livre para voar. Depois de tanto sofrimento que passei, o simples fato de encontrar meus colegas de classe toda semana para adquirir conhecimento era uma grande vitória na minha vida. E hoje, poder segurar esse certificado de conclusão em minhas mãos mostra que tenho muitos capítulos da minha vida para viver”, afirmou.

A próxima turma do Padaria Escola será iniciada em janeiro do ano que vem. As vagas foram preenchidas de acordo com lista de espera de outras edições e encaminhamentos de equipamentos da Assistência Social.

O curso do projeto Padaria Escola – que teve início em 2004, mas encerrou suas atividades em 2014 – foi retomado no primeiro ano da gestão do prefeito Capitão Nelson, em 2021, após passar por uma reformulação para melhor atender os participantes. Desde a reformulação, mais de 200 novos padeiros foram formados.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress