Luto em Niterói: Morre fundador do tradicional Restaurante ‘Seu Antônio’

Fotos: Divulgação

O empresário e fundador do renomado restaurante “Seu Antônio”, Antônio de Azevedo Alves, de 82 anos, faleceu neste sábado, deixando a comunidade local em luto. Reconhecido como um dos estabelecimentos mais tradicionais da região, o Seu Antônio, localizado no bairro do Cafubá, teve suas atividades interrompidas temporariamente, conforme anunciado nas redes sociais do próprio estabelecimento.

O Sr. Antônio, um comerciante português, inaugurou o restaurante há 38 anos, transformando-o ao longo do tempo em um ponto de referência gastronômica em Niterói. Com um espaço que frequentemente registrava filas nos finais de semana, o estabelecimento tornou-se conhecido não apenas por sua culinária, mas também por receber figuras públicas, como o ex-senador Darcy Ribeiro.

Antônio de Azevedo Alves, que chegou ao Brasil em 1958, iniciou sua jornada empreendedora como empregado em um botequim no Centro do Rio. Posteriormente, adquiriu sua primeira empreitada, a Lanchonete Ibéria. Em 1964, abriu um bar em Santa Rosa, expandindo seus negócios com outros dois estabelecimentos no Barreto, todos em Niterói. O bairro do Cafubá foi uma aposta para uma nova fase de vida ao lado de sua esposa, Shirley, após sobreviver a um incidente em que foi alvejado por um tiro. Nos últimos anos, desfrutou de um merecido descanso entre Niterói e Portugal, deixando o comando do restaurante para seu filho Fernando e nora, Andréa Pires.

O restaurante “Seu Antônio” conquistou o coração dos niteroienses, sendo eleito diversas vezes como o melhor restaurante e a melhor casa de frutos do mar no prestigiado Prêmio Água na Boca, promovido pelo Globo-Niterói. Com uma demanda expressiva diária, o sucesso do estabelecimento levou à abertura, há mais de 15 anos, do “Bar da Fila” do outro lado da rua, permitindo que os clientes degustassem petiscos enquanto aguardavam por uma mesa. A popularidade é tanta que, nos sábados e domingos, até o bar apresenta filas.

O legado de Seu Antônio permanece vivo não apenas na gastronomia, mas também na história e na cultura local, deixando uma marca indelével na comunidade niteroiense.

Matérias Relacionadas

No Content Available
plugins premium WordPress